Uma denúncia de possível material radioativo mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta quinta-feira (18). De acordo com a corporação, o local pertencia a um idoso que trabalhava na manutenção de equipamentos hospitalares e faleceu há dois meses.
O sobrinho do idoso estava limpando a residência, que estava fechada desde o falecimento, quando encontrou caixas marcadas com o símbolo de radioatividade. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e compareceu ao local.
“Esse tipo de situação é bastante rara de acontecer, incomum mesmo,” afirmou o major Marcelo Della Giustina da Silva, coordenador de Emergências com Produtos Perigosos do CBMSC.
A Defesa Civil Estadual e dois professores do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) foram chamados para auxiliar na operação. A CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) também foi comunicada.
Material Encaminhado para Descarte após Análise
A medição de radioatividade constatou que os materiais eram partes de equipamentos usados para medicina nuclear, como exames e tratamentos, e não apresentavam risco.
“A gente reforça para que a população acione o Corpo de Bombeiros sempre que desconfiar de algum material ou algo que possa gerar risco à comunidade,” completou o major Marcelo.
Conforme a orientação do CNEN, as peças foram encaminhadas para o descarte adequado.
Com informações do Portal NDMAIS