23.7 C
Florianópolis
domingo, novembro 24, 2024

São José e Florianópolis terão apresentações gratuitas de peça infantil em celebração a Clarice Lispector

As cidades de São José e Florianópolis (SC) serão palco da nova turnê do espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, do Coletivo Mar Cultural. Esta peça, que presta homenagem à autora Clarice Lispector, será apresentada gratuitamente em escolas públicas de oito cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos meses de junho e julho deste ano. O projeto é patrocinado pela Statkraft, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Divulgação.

O projeto inclui um total de 24 apresentações e três oficinas de escrita. As cidades beneficiadas são: São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, e Nonoai, Faxinalzinho e Erval Grande, no Rio Grande do Sul. Duas apresentações do espetáculo terão acessibilidade em Libras.

As apresentações da turnê terão início na segunda-feira, 10 de junho, no Grupo Escolar Francisco Tolentino, em São José. Cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano serão contemplados. Além disso, haverá uma oficina de Escrita Criativa para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) das escolas Altino Flores, em 1º de julho, e Sebastião Corrêa – Ceniro Martins, em 2 de julho.

Já na capital catarinense, o espetáculo infantil circulará de terça-feira, 11 de junho, até sexta-feira, dia 14. Mais de 1.100 alunos das escolas Brigadeiro Eduardo Gomes, Tapera, Maria Conceição e Osvaldo Machado serão contemplados. Uma oficina de Escrita Criativa também está prevista para estudantes da EJA da Escola Adotiva Liberato Valentim, em 3 de julho.

Espetáculo-brincadeira

“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” explora o universo de Clarice Lispector, sua vida e obra, transformando o teatro em um grande brinquedo para montar e desmontar narrativas, movimentos, imagens, palavras e símbolos. O espetáculo-brincadeira é adequado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. A peça, que conta com as atrizes Marina Monteiro e Loren Fischer no elenco, já percorreu vários estados brasileiros, com 125 apresentações gratuitas em escolas públicas. O objetivo é aproximar as crianças da literatura e da obra da autora Clarice Lispector.

“Precisamos celebrar nossas escritoras e Clarice Lispector possui uma produção muito poderosa para a infância, que respeita a curiosidade e a inteligência das crianças. Esperamos que a circulação deste espetáculo abra as portas para que as crianças conheçam a literatura que Clarice criou para elas, que abram seus livros e deixem a imaginação correr solta, que brinquem e se sintam respeitadas em suas infâncias”, afirma Marina Monteiro, atriz e dramaturga da peça.

Aline Marques Ohira, Gerente de Social e Governança da Statkraft, patrocinadora do projeto, destaca: “É com grande satisfação que apoiamos o projeto Clarice Lispector nas Escolas, pois acreditamos que experiências culturais ricas e diversificadas são essenciais para a formação integral das crianças, estimulando sua imaginação, criatividade e capacidade crítica. O compromisso da Statkraft é atuar em todos os pilares da sustentabilidade, gerando energia limpa e promovendo o desenvolvimento humano e social onde estamos presentes. Juntos, é possível construir um futuro melhor para todos.”

O espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma realização do Coletivo Mar Cultural, de Florianópolis, que tem como objetivo difundir arte e cultura por diferentes lugares, a partir do encontro entre linguagens e pessoas. Para mais informações, acesse o site www.coletivomarcultural.com ou siga o Instagram @coletivomarcultural.

Sinopse:

“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma peça-homenagem, um teatro-brincadeira e uma grande dança pelo universo da vida e da obra de Clarice Lispector. Neste espetáculo, teremos um mergulho na filosofia, no humor, dançaremos como galinhas, viveremos dores de amor, nascimentos, mortes, ovos, palavras, tempo e muito mais. Ao entrar nessa brincadeira, devemos estar prontos para cometer erros, pois muitas vezes é com o erro que aprendemos. Errar com a alegria de alguém que ainda acredita na poesia, no afeto e na vida compartilhada; com a alegria de quem nunca para de se perguntar: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Esta peça é, acima de tudo, uma pergunta, cuja resposta é o mínimo importante.

Confira a programação do projeto:

Apresentações teatrais:

10/06 – São José

11, 12, 13 e 14/06 – Florianópolis

17/06 – Faxinalzinho

18 e 19/06 – Nonoai

20 e 21/06 – Erval Grande

24/06 – Santo Amaro da Imperatriz

25/06 – Águas Mornas

26/06 – São Pedro de Alcântara

Oficinas de Escrita Criativa:

1 e 02/07 – São José

03/07 – Florianópolis

Ficha técnica:

Dramaturgia: Marina Monteiro

Direção: Loren Fischer

Elenco: Marina Monteiro e Loren Fischer

Figurinos e Adereços: Adriana Bernardes

Cenografia: Carlos Eduardo Martins

Trilha Sonora: Carlos Roberto Jr.

Identidade Visual: Paula Albuquerque

Assessoria de Imprensa: Karoline Gonçalves e Maikeli Alves

Produção Executiva: Marina Monteiro

Direção de Produção: Raquel Stüpp

Assistente de Produção: Nataly Delacour

Notícias Relacionadas