O projeto da nova Ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis, foi reconhecido nesta terça-feira, 27, com o prêmio na categoria Melhores e Maiores Obras 2024, durante a Semana Nacional de Engenharia, organizada pelo Instituto da Engenharia e pela ConVisão CNC – Centro de Notícias da Construção, em São Paulo.
A nova ponte recebeu 90% dos investimentos do Governo do Estado, totalizando R$ 48 milhões, com uma contrapartida de R$ 5 milhões da Prefeitura. O projeto inclui uma ponte com vão principal de 30 metros de largura, um novo terminal lacustre, além de áreas de convivência e contemplação.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Florianópolis, ressaltando que a obra beneficiará todos os cidadãos. “Essa ponte é muito aguardada pelos moradores e por todos que frequentam a Lagoa da Conceição, um dos principais pontos turísticos da nossa Capital. A nova ponte vai valorizar ainda mais essa região, que já é naturalmente bela”, afirmou.
O secretário de infraestrutura e mobilidade, Jerry Comper, enfatizou a melhoria na mobilidade e segurança que a nova ponte trará. “É uma grande satisfação fazer parte desse projeto. O reconhecimento com a premiação é significativo, mas o mais importante é proporcionar mais segurança, conforto e desenvolvimento para os catarinenses, como sempre nos orienta o governador Jorginho Mello”, disse.
Detalhes do projeto
Além de melhorar a oxigenação da Lagoa da Conceição, a nova ponte inclui a revitalização do entorno e a melhoria na passagem de embarcações. A altura livre entre a lâmina d’água e a ponte será três vezes maior do que a da ponte atual, passando de 1,80 metro na maré alta para seis metros. A largura para a passagem das embarcações também será ampliada de nove para 30 metros.
A nova ponte, localizada à direita da estrutura atual, será construída em concreto armado, com formato curvo, medindo 214 metros de extensão e 17 metros de largura. Ela contará com duas faixas de rolamento de 3,5 metros, calçadas laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,80 metros, oferecendo mais segurança e conforto para pedestres e ciclistas.
O novo terminal lacustre, situado cerca de 40 metros do atual na direção da Avenida das Rendeiras, terá um design moderno e incluirá áreas cobertas com bancos de madeira, sanitários acessíveis, bicicletários, controle de acesso, e zeladoria.
Após a demolição da ponte existente, prevista para ocorrer após a conclusão da nova estrutura, as áreas onde se encontram as cabeceiras antigas serão transformadas em espaços de lazer, com playground, academia ao ar livre e praças públicas, promovendo a integração com a paisagem natural.
Todas as obras estão devidamente licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com as licenças ambientais provisória e de instalação já concedidas, além das autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. A execução do projeto está a cargo da empresa Cejen Engenharia Ltda.