A semana começa com nevoeiros que mudaram a paisagem catarinense neste sábado (20). Segundo a Defesa Civil, neste domingo (21), na segunda (22) e na terça (23), os dias iniciam com nuvens baixas que duram até o meio da manhã, quando são substituídas por sol e temperaturas mais quentes.
Previsão para Domingo (21)
No domingo, o nevoeiro atinge principalmente do Centro ao Leste do estado, com maior concentração no Litoral. Durante o resto do dia, as nuvens baixas dão lugar ao sol e vento fraco em todas as regiões.
Temperaturas:
- Meio-Oeste, Alto Vale e Serra da Grande Florianópolis: Mínimas de 3°C a 10°C
- Restante do Estado: Mínimas de 8°C a 15°C
- Oeste e Extremo Oeste: Máximas de até 28°C
- Restante do Estado: Máximas entre 19°C e 25°C
Previsão para Segunda-feira (22)
Na segunda-feira, o dia amanhece novamente com nevoeiros, mas com menor intensidade que nos dias anteriores e se dissipando até o meio da manhã. Uma região de alta pressão sobre o estado faz com que o sol predomine em todas as regiões de Santa Catarina.
Temperaturas:
- Planalto, Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana: Mínimas de 4°C a 10°C
- Demais Áreas: Mínimas de 11°C a 18°C
- Oeste, Extremo Oeste, Litoral Norte e Litoral Sul: Máximas entre 23°C e 27°C
- Restante do Estado: Máximas entre 18°C e 25°C
Previsão para Terça-feira (23)
Na terça-feira, os nevoeiros se formam pela madrugada, mas se dissipam de manhã. O dia começa com temperaturas variando entre 4°C e 12°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e entre 10°C e 15°C nas outras regiões. As máximas oscilam entre 19°C e 25°C em Santa Catarina.
- Vento: Fraco
- Mar: Calmo em toda a costa catarinense, com ondas de leste/sudeste entre 0,5m e 1m de altura
Explicação do Nevoeiro
De acordo com a Defesa Civil, o nevoeiro que marcou a paisagem catarinense neste fim de semana é marítimo. Esse fenômeno ocorre devido ao predomínio de uma massa de ar seco e quente, conhecida como “calor de inverno,” que interage com a água mais fria do oceano, favorecendo a formação do nevoeiro na costa. Embora não haja riscos meteorológicos, a Defesa Civil recomenda atenção nas estradas e na navegação marítima devido à visibilidade limitada.
Em julho do ano passado, um fenômeno semelhante foi explicado pelos meteorologistas Marcelo Martins e Laura Rodrigues da Epagri/Ciram. Eles destacaram que a combinação de temperaturas elevadas e a água fria do oceano durante essa época do ano facilita a formação do nevoeiro, apesar da aparência de chuva que as nuvens baixas podem causar.