Palhoça lidera o ranking de geração de emprego na Grande Florianópolis em 2024. De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e divulgados na quarta-feira (27), Palhoça teve um saldo positivo de 664 novos postos de trabalho formal criados em fevereiro, tornando-se a líder da região.
Esse desempenho superou o de outras cidades da Região Metropolitana, como São José (504) e Florianópolis (382).
Considerando os números de janeiro, Palhoça manteve a liderança na região com um saldo de 1.397 novas vagas preenchidas. São José ficou em segundo lugar, com 1.154 vagas, enquanto a Capital teve uma queda de 265 postos de trabalho no início do ano.
Em 2024, Palhoça registrou um total de 8.111 admissões (4.150 apenas em fevereiro), elevando o número de postos de trabalho com carteira assinada para 55.460.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, destaca a importância dos programas de estímulo ao empreendedorismo e geração de emprego, como o Palhoça Mais Oportunidades lançado em 2021. Estes programas têm impacto direto no crescimento econômico do município.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt, ressalta a importância da qualificação da mão de obra e incentivo aos empresários, destacando a plataforma Emprega Palhoça, que atualmente possui 299 vagas de emprego cadastradas. Diversas oportunidades estão disponíveis, incluindo cargos como analista de marketing, ajudante geral e mecânico.
Além disso, a Prefeitura de Palhoça realiza feirões de emprego para auxiliar na inserção de profissionais no mercado de trabalho. O próximo acontecerá em 26 de abril no Senac de Palhoça. Para aqueles em busca de qualificação profissional, o programa Qualifica Palhoça oferece 40 cursos gratuitos, com inscrições disponíveis em empregapalhoca.com.br/qualifica-palhoca.