Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), iniciou a 2ª fase da operação Tio Patinhas. A ação visa cumprir 70 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas e munições.

O delegado Daniel Sá Fortes Régis, diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, destacou a mobilização e os recursos utilizados na operação. “Cerca de 400 policiais civis de quatro diretorias foram mobilizados, incluindo recursos da própria delegacia geral, como a coordenação de operações com cães. A investigação continua em andamento, e a operação Tio Patinhas é um processo dinâmico, com possíveis fases futuras. A decisão de realizar 70 ordens judiciais simultaneamente foi aprovada pelo gabinete do delegado geral, Ulisses Gabriel, e sua constante colaboração demonstra o comprometimento e a capacidade de mobilização da Polícia Civil catarinense,” afirmou.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O delegado explicou que agora o foco é analisar o material coletado para concluir o inquérito e realizar os devidos indiciamentos. “A operação abrangeu mais de 15 cidades, além da Grande Florianópolis, evidenciando a abrangência do grupo. Eles estão envolvidos em negociações de drogas e armas com traficantes não apenas da Grande Florianópolis, mas de outras regiões do estado,” ressaltou.

Na 1ª fase da operação, dois indivíduos foram flagranteados com cerca de 40 kg de drogas, e três veículos avaliados em aproximadamente R$ 1,5 milhão foram apreendidos, incluindo um Jaguar, uma Porsche Cayenne e um HB20. Também foi decretada a indisponibilidade de dois imóveis.

Com o aprofundamento das investigações após a 1ª fase, foram identificados mais 45 indivíduos envolvidos no esquema criminoso de venda de drogas, resultando na deflagração da 2ª fase da operação com a participação de cerca de 400 policiais civis.

As equipes da DRACO/DEIC, com o suporte das delegacias DEIC, NOC, DPGF, DPOL e DEPOI, cumpriram 70 mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais para sequestrar três veículos de luxo. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Palhoça, com parecer favorável da 5ª Promotoria de Justiça de Palhoça, e foram executadas nas cidades de Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu, Forquilhinha, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Garopaba, Rio do Sul e Barra Velha.

Até o momento, cinco indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e cerca de 6 kg de drogas foram apreendidos. Em uma das residências, que estava vazia, foram encontrados uma pistola calibre 9mm e munições. Os presos foram levados para a DEIC para os procedimentos legais.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui