21.1 C
Florianópolis
quinta-feira, setembro 19, 2024

Massa de ar frio perde intensidade e temperaturas podem chegar a 30ºC em SC

A massa de ar frio que trouxe temperaturas extremamente baixas para Santa Catarina durante a semana começa a se dissipar a partir desta sexta-feira, 16. Com isso, os catarinenses podem esperar manhãs mais amenas e tardes mais quentes nos próximos dias.

Segundo a Defesa Civil, a manhã de sexta-feira já será menos fria, com temperaturas mínimas variando entre 10 e 15°C na maior parte do estado. No entanto, as áreas serranas, especialmente o Planalto Sul, poderão registrar mínimas entre 5 e 9°C. Durante a tarde, as temperaturas máximas podem se aproximar dos 30°C em grande parte do estado, proporcionando um contraste marcante com as manhãs frias.

No fim de semana, as mínimas continuarão a subir. No sábado, 17, e no domingo, 18, as manhãs estarão um pouco mais abafadas no Oeste, Litoral e áreas adjacentes, com mínimas entre 16 e 20°C. “Durante as tardes, o calor ganhará força, trazendo temperaturas acima da média para o inverno. As máximas podem ultrapassar os 30°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense, enquanto nas demais regiões as temperaturas devem ficar entre 26 e 30°C”, afirma Felipe Theodorovitz, meteorologista chefe da Defesa Civil.

Recomendações

Com as temperaturas elevadas e o tempo seco, a Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite a exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia. Também é importante ficar atento ao risco de queimadas, que são comuns em períodos de baixa umidade.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar diariamente os avisos e boletins, que são atualizados frequentemente.

Para receber os avisos e alertas por SMS, cadastre-se com seu número de celular. Envie o CEP da sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. Caso queira monitorar mais de um CEP, repita o procedimento. Para mais informações e atualizações, acesse o site www.defesacivil.sc.gov.br.

Notícias Relacionadas