Santa Catarina tem 52 vagas disponíveis em 26 cidades para o Programa Mais Médicos, no 38º ciclo do projeto. Este é um esforço significativo para garantir atendimento médico em regiões de baixa ou muito baixa vulnerabilidade. As prefeituras têm até esta quarta-feira (26) para aderir ao programa, inscrevendo-se na página e-Gestor.
Detalhes das Vagas em Santa Catarina
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- Balneário Barra do Sul: 1 vaga
- Balneário Camboriú: 1 vaga
- Balneário Gaivota: 3 vagas
- Barra Velha: 1 vaga
- Biguaçu: 3 vagas
- Blumenau: 16 vagas
- Campos Novos: 1 vaga
- Capinzal: 1 vaga
- Chapecó: 3 vagas
- Concórdia: 1 vaga
- Garopaba: 1 vaga
- Guabiruba: 1 vaga
- Içara: 2 vagas
- Itajaí: 2 vagas
- Jacinto Machado: 1 vaga
- Joinville: 1 vaga
- Laguna: 1 vaga
- Navegantes: 2 vagas
- Passo de Torres: 1 vaga
- Presidente Getúlio: 1 vaga
- Romelândia: 1 vaga
- Santo Amaro da Imperatriz: 2 vagas
- São Cristóvão do Sul: 1 vaga
- São Lourenço do Oeste: 1 vaga
- São Pedro de Alcântara: 1 vaga
- Seara: 2 vagas
Financiamento e Benefícios
Das vagas oferecidas no estado, 19 são de financiamento federal e 33 são das chamadas “vagas de coparticipação”. Nas vagas de coparticipação, os municípios autorizam que o valor da bolsa dos profissionais do Mais Médicos seja descontado do repasse que o Ministério da Saúde faz aos municípios todos os meses. Atualmente, o valor bruto da bolsa do programa é de R$ 14 mil.
Novidades na Seleção do Programa Mais Médicos
A nova seleção do programa trouxe algumas inovações significativas:
- Oportunidades de Especialização e Mestrado: Os profissionais agora podem contar com benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuar nas periferias e regiões mais remotas.
- Compensação do Valor Pago pelo INSS: Médicas que se tornarem mães durante a participação no programa terão compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade.
- Licença Paternidade: Médicos que se tornarem pais terão direito a licença de 20 dias.
- Incentivos para Médicos Formados pelo Fies: Há parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para incentivar a inscrição de médicos formados pelo programa de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que terão ajuda para quitar a dívida com o pagamento do financiamento estudantil.
Procedimentos para Participação
Os gestores municipais interessados em aderir ao Programa Mais Médicos devem realizar a inscrição na página e-Gestor até o prazo final de 26 de junho de 2024. As informações completas estão disponíveis no edital do programa.