Os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) revelaram um novo sistema desenvolvido para automatizar o fluxo de informações das campanhas de recolhimento de pneus inservíveis do Programa Penso, Logo Destino (PLD). A nova ferramenta visa agilizar tanto os recolhimentos eventuais, que envolvem a contagem de pneus em um único ponto, quanto os recolhimentos itinerantes realizados em diversos pontos dos municípios participantes.
A apresentação do sistema ocorreu nesta segunda-feira, 29, no auditório da sede do Instituto. A presidente do IMA, Sheila Meirelles, participou da reunião e ressaltou o contínuo investimento do Instituto em novas tecnologias para aprimorar a gestão ambiental no estado.
“O IMA conta com uma equipe técnica altamente qualificada que desenvolve sistemas inovadores para consolidar com segurança as informações dos projetos e programas do Instituto, como o PLD. Essa nova tecnologia promete aumentar a eficácia do recolhimento e da destinação adequada de resíduos sólidos no estado”, destacou a presidente.
O novo sistema permitirá aos municípios acessar um canal online para consolidar dados sobre a contagem de resíduos e sua localização para recolhimento, além de oferecer uma ferramenta de gestão para o IMA, DIVE/SES, RECICLANIP e Xibiu. O projeto-piloto será implementado nos municípios de Canoinhas e Itajaí durante a campanha de recolhimento de pneus do segundo semestre deste ano, cujas inscrições iniciam no próximo dia 5 de agosto.
O sistema foi desenvolvido pelo gerente de Geoprocessamento do IMA, Djoni Antonio da Silva, e pelo gerente de Tecnologia da Informação do IMA, Thiago de Andrade Ávila. A nova ferramenta foi apresentada à rede de parceiros, incluindo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES), a RECICLANIP, a Recicladora Xibiu, e os coordenadores do PLD das regionais do IMA de Canoinhas e Itajaí, além dos coordenadores municipais das respectivas cidades.
Para o coordenador estadual do PLD, Cicero Luis Brasil, a informação em tempo real para a tomada de decisões é crucial. “Na última edição, muitos municípios apresentaram mais pneus do que o informado na data da contagem. Com o novo sistema, tanto a contagem quanto o planejamento dos roteiros de recolhimento serão mais precisos”, concluiu o coordenador.