18.7 C
Florianópolis
domingo, setembro 22, 2024

IMA Apresenta Novo Sistema para Automatizar Recolhimento de Pneus Inservíveis

Os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) revelaram um novo sistema desenvolvido para automatizar o fluxo de informações das campanhas de recolhimento de pneus inservíveis do Programa Penso, Logo Destino (PLD). A nova ferramenta visa agilizar tanto os recolhimentos eventuais, que envolvem a contagem de pneus em um único ponto, quanto os recolhimentos itinerantes realizados em diversos pontos dos municípios participantes.

A apresentação do sistema ocorreu nesta segunda-feira, 29, no auditório da sede do Instituto. A presidente do IMA, Sheila Meirelles, participou da reunião e ressaltou o contínuo investimento do Instituto em novas tecnologias para aprimorar a gestão ambiental no estado.

“O IMA conta com uma equipe técnica altamente qualificada que desenvolve sistemas inovadores para consolidar com segurança as informações dos projetos e programas do Instituto, como o PLD. Essa nova tecnologia promete aumentar a eficácia do recolhimento e da destinação adequada de resíduos sólidos no estado”, destacou a presidente.

O novo sistema permitirá aos municípios acessar um canal online para consolidar dados sobre a contagem de resíduos e sua localização para recolhimento, além de oferecer uma ferramenta de gestão para o IMA, DIVE/SES, RECICLANIP e Xibiu. O projeto-piloto será implementado nos municípios de Canoinhas e Itajaí durante a campanha de recolhimento de pneus do segundo semestre deste ano, cujas inscrições iniciam no próximo dia 5 de agosto.

O sistema foi desenvolvido pelo gerente de Geoprocessamento do IMA, Djoni Antonio da Silva, e pelo gerente de Tecnologia da Informação do IMA, Thiago de Andrade Ávila. A nova ferramenta foi apresentada à rede de parceiros, incluindo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES), a RECICLANIP, a Recicladora Xibiu, e os coordenadores do PLD das regionais do IMA de Canoinhas e Itajaí, além dos coordenadores municipais das respectivas cidades.

Para o coordenador estadual do PLD, Cicero Luis Brasil, a informação em tempo real para a tomada de decisões é crucial. “Na última edição, muitos municípios apresentaram mais pneus do que o informado na data da contagem. Com o novo sistema, tanto a contagem quanto o planejamento dos roteiros de recolhimento serão mais precisos”, concluiu o coordenador.