No último sábado (24/08), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), em parceria com a equipe do Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica e Queimados, promoveu um mutirão de rinoplastias que beneficiou pacientes em espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Luis Gustavo Ferreira Da Silva, médico especialista em Cirurgia Plástica do HU-UFSC, ressaltou a importância do mutirão: “Esta ação oferece uma valiosa oportunidade para os pacientes e para os residentes, que podem adquirir experiência prática em um ambiente de aprendizado. Participar de mutirões cirúrgicos é crucial para o aprimoramento técnico dos residentes e para a redução das filas de espera”.
A Chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Rebeca Silva Fernandes de Moura, detalhou que os pacientes foram selecionados com base no perfil clínico e urgência. “Com essa iniciativa, conseguimos zerar a fila de tratamento cirúrgico de rinofima do nosso hospital,” explicou. O mutirão incluiu procedimentos de rinofima, septoplastia reparadora não-estética e rinoplastia para correção de defeitos pós-traumáticos.
Monique Mendes Marinho, Gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HU-UFSC, destacou que o objetivo do mutirão é otimizar o uso das instalações e das equipes fora do horário convencional, permitindo o atendimento de mais pacientes eletivos. “Após a suspensão de muitos procedimentos eletivos durante a pandemia, há uma grande demanda represada. Por isso, priorizamos a realização de pelo menos um mutirão por mês em diversas especialidades,” afirmou. Ela acrescentou que essa estratégia visa reduzir as filas cirúrgicas e oferecer mais oportunidades de ensino e formação para novos profissionais.
O Cirurgião Plástico enfatizou que a expectativa é que o mutirão não só alivie as filas do SUS, mas também inspire novas iniciativas de integração entre a formação médica e o atendimento à saúde pública, reforçando a importância dos mutirões como ferramentas essenciais para a educação médica e promoção da saúde.
Sobre a Ebserh
Desde março de 2016, o HU-UFSC integra a Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Criada em 2011, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, promovendo uma gestão de excelência que apoia e impulsiona atividades desses hospitais. Estes hospitais atendem pacientes do SUS, ao mesmo tempo em que colaboram na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e inovação.