O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está participando de uma iniciativa voltada para economia e sustentabilidade. Em abril deste ano, a Ebserh iniciou a integração ao Mercado Livre de Energia (MLE), por meio de uma licitação para contratar uma comercializadora de energia para a aquisição de até 15,29 megawatts médios (MW). A transição para essa nova modalidade de fornecimento está prevista para começar no início de 2025.
A migração para o MLE no HU-UFSC está programada para o primeiro semestre de 2025. A adesão ao MLE resultará em uma economia de 27,49% na conta de energia, considerando a bandeira verde, o que representa uma economia estimada de R$ 5 milhões ao longo de cinco anos. Com a participação no MLE, a Ebserh opta por fontes de energia renovável e poderá obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um sistema global utilizado por diversas empresas.
A Ebserh busca, com essa mudança, não só reduzir custos, mas também alinhar-se com seu compromisso de sustentabilidade ambiental, conforme delineado no seu plano estratégico 2024-2028. A adesão ao MLE, também conhecido como Ambiente Livre de Contratação (ACL), permite que o consumidor negocie diretamente com o fornecedor, sem intermediários, promovendo economia em tarifas, flexibilidade nas demandas e acesso a uma diversificação de fontes renováveis de energia.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Fundada em 2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais, apoiando e aprimorando suas atividades com uma gestão de excelência. Esses hospitais não apenas atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também contribuem para a formação de profissionais de saúde e para o desenvolvimento de pesquisas e inovações.