Gaeco e Geac realizam operação contra crimes na Administração Pública em SC
Foto: Divulgação/MPSC

Nesta terça-feira (30), uma operação conjunta do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e do Geac (Grupo Especial Anticorrupção) cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em 13 municípios de Santa Catarina. A ação teve como alvos empresários e agentes públicos suspeitos de envolvimento em crimes contra a Administração Pública.

Além dos mandados de busca e apreensão, foi determinada a indisponibilidade de bens no valor de até R$ 5 milhões de reais, pertencentes a pessoas físicas e jurídicas investigadas.

As investigações apuram supostos crimes de fraude em licitações, corrupção ativa e corrupção passiva. As cidades envolvidas na operação são Florianópolis, Araranguá, Lages, Praia Grande, Bela Vista do Toldo, Balneário Rincão, Treviso, São Ludgero, Pedras Grandes, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Gravatal e Capivari de Baixo.

Associação criminosa seria composta por três empresários

De acordo com as autoridades, a operação recebeu o nome de “Tríade” em referência à associação criminosa composta por três empresários. O grupo é suspeito de fraudar licitações para a contratação de serviços de assessoria e consultoria tributária, visando recuperar créditos previdenciários pagos a maior por entes municipais aos seus servidores.

A prática investigada inclui um suposto acordo entre os envolvidos, em que uma porcentagem dos valores recuperados seria devolvida a agentes públicos como contrapartida pela contratação ilícita.

Devido ao sigilo das investigações, as defesas dos investigados não foram localizadas para comentar o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui