Na última semana de julho, a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) de São José, com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Infraestrutura, realizou a demolição de oito construções irregulares localizadas em uma área de mata no bairro Serraria. A operação foi conduzida pelo Setor de Áreas Verdes da SUSP.
Objetivo da Força-Tarefa
O secretário da SUSP, Michael Rosanelli, explicou que a força-tarefa teve como objetivo combater ocupações irregulares no município. “Nosso dever é manter o meio ambiente preservado, e a população tem um papel fundamental para ajudar a fiscalização no combate a invasões. É importante que a população ajude o poder público”, afirmou Rosanelli.
Cumprimento da Legislação e Proteção Ambiental
As ações de demolição visam garantir o cumprimento da legislação e assegurar que a cidade possa fiscalizar e executar medidas para preservar o meio ambiente. As ocupações irregulares, especialmente em áreas de encosta ou de preservação ambiental, representam riscos materiais e humanos e podem resultar em crimes ambientais, como a supressão de vegetação e o parcelamento ilegal do solo.
Cadastro Imobiliário e Denúncias
A Secretaria de Regularização Fundiária está disponível para realizar o cadastro imobiliário para famílias interessadas em moradias sociais, que pode ser feito no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). A população pode colaborar com a fiscalização e denunciar invasões na cidade de São José através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 644 9040.