Uma tradição que remonta a 1945 e continua a ter um profundo significado para os militares brasileiros, a Páscoa Militar é comemorada em uma data distinta do calendário convencional. Esta celebração está ligada ao retorno da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao Brasil após sua participação na 2ª Guerra Mundial. Nesta quarta-feira, 31, três cerimônias organizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreram simultaneamente, reunindo mais de 400 militares para um momento de reflexão e homenagem.
Planejamentos para 2026
Em 2026, as celebrações da Páscoa Militar serão organizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Este ano também marcará o centenário da Corporação, adicionando uma dimensão especial às comemorações.
Celebração Católica
Para os militares católicos, foi realizada uma missa na Paróquia dos Sagrados Corações, em São José, com a presença do coronel Diogo Bahia Losso, representante do comandante-geral do CBMSC. Durante a solenidade, o Arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira, fez uma reflexão sobre a Paixão de Cristo, destacando a missão de proteger e, se necessário, sacrificar-se pelo próximo, alinhando-se aos ensinamentos cristãos.
Ao final da missa, o comandante da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), tenente-coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, entregou uma imagem de Nossa Senhora da Defesa ao comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio Pelozato da Rosa. O comandante da BAFL expressou seus agradecimentos e desejou sucesso aos militares da PMSC, que organizarão a Páscoa Militar católica em 2025, ano em que a PM completará 190 anos de atividades em Santa Catarina.
Presenças e Participações
A cerimônia contou com a presença do general de Brigada Márcio Cossich Trindade, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, e do Capitão de Mar e Guerra Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, Capitão dos Portos de Santa Catarina.
Reunião Espírita
Simultaneamente, no auditório do 63º Batalhão de Infantaria (63 BI), ocorreu a Reunião Espírita. O coronel André Terra da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército fez a abertura, com a coordenação do tenente Cristian Barreto, da BAFL. O evento relembrava o exemplo dos militares da Força Expedicionária Brasileira e trazia uma reflexão sobre o significado da Páscoa. A palestra foi conduzida pelo médium Alexandre Chambarelli de Novaes, do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, de Florianópolis.
Celebração Evangélica
Outra cerimônia religiosa reuniu militares evangélicos na Capelania da Polícia Militar, em Florianópolis. O evento contou com a presença do chefe do Estado-Maior Geral do CBMSC, Coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal, e foi um momento de fé e adoração, reunindo militares de diversas Forças em celebração ao amor de Cristo.