A CASAN concluiu mais uma etapa importante da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Potecas, com a concretagem da laje de fundo do primeiro decantador. A operação, que durou 10 horas, envolveu 52 caminhões betoneira que depositaram aproximadamente 515m³ de concreto na estrutura.

Funcionamento dos Decantadores

Nesta primeira etapa, estão previstos três decantadores. Esses equipamentos são responsáveis por separar os sólidos suspensos na água, permitindo que partículas mais densas sedimentem no fundo do tanque, formando um lodo. A água clarificada então prossegue para as etapas seguintes do tratamento.

Estruturas em Construção

Além dos decantadores, outras estruturas da obra estão com suas construções avançadas, incluindo tanques de aeração, sala dos sopradores, reservatório de cloreto férrico, casa de cloro e gás, tanque de contato, tratamento preliminar e desarenador.

Capacidade e Tecnologia da Nova ETE Potecas

A Nova ETE Potecas terá uma capacidade de depuração de 600 litros por segundo na primeira etapa, um aumento de cerca de 42% em relação à atual unidade com sistema de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura utilizará um sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, garantindo maior qualidade do efluente final.

Fotos: Acervo CASAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui