Por volta das 21h de terça-feira (25), uma colisão entre duas carretas afetou o tráfego na BR-101, em São José, na Grande Florianópolis. Um dos veículos de grande porte permaneceu na rodovia até a manhã desta quarta-feira (26).
Às 9h40, após doze horas do acidente, as faixas bloqueadas foram liberadas, mas ainda havia uma fila de dez quilômetros de carros a partir do quilômetro 206.
Segundo a Arteris, concessionária que administra o trecho, os veículos estavam carregados com vergalhões de aço, o que exigiu acionamento de uma equipe especializada para retirar a carga.
Carga de acidente na BR-101 é retirada com caminhão Munck
As equipes da Arteris utilizaram um caminhão Munck para realizar a retirada da carga que caiu na rodovia. Segundo a concessionária, o equipamento foi acionado devido à complexidade do acidente e do deslocamento dos vergalhões de aço sobre o cavalo mecânico da carreta. Parte dos trabalhos foram concluídos com a liberação do trânsito.
Freada brusca causou acidente
O acidente na BR-101, entre as duas carretas, foi causado por uma freada brusca do motorista que estava à frente. O condutor do veículo alegou que o fluxo parou e ele não conseguiu frear em tempo.
A carreta que vinha atrás ficou completamente destruída e o motorista foi levado ao Hospital Regional de São José, após ser retirado das ferragens. O primeiro condutor saiu ileso.
Confira a nota da Arteris Litoral Sul:
“Por volta das 21h10 de ontem (25), a Arteris Litoral Sul foi acionada para atender a uma ocorrência de colisão traseira no km 206,8 da BR-101/SC, em São José, sentido Porto Alegre. Trata-se de um acidente envolvendo duas carretas, com uma vítima em estado grave encaminhada para o Hospital Regional, o outro motorista não sofreu ferimentos. Desde então as equipes da concessionária trabalham no local.
Devido ao volume e peso da carga, vergalhões de aço, foi necessário acionar um caminhão Munck para o transbordo. O caminhão Munck trabalha no local neste momento para o transbordo da carga, para posterior remoção do veículo da pista. O tempo de empenho ocorre devido à grande monta de avaria, pelo fato de a carga ter se deslocado sobre o cavalo e não ser possível retirar a carga de forma manual. Durante a ocorrência, ainda na madrugada, as faixas esquerda e direita da pista sentido Porto Alegre ficaram interditadas.