A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) adotou novos procedimentos para atender com mais agilidade e segurança os consumidores impactados por furtos de hidrômetros, especialmente na Região Metropolitana de Florianópolis. Agora, os pedidos para reposição do hidrômetro devem ser feitos obrigatoriamente com a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O) junto à Polícia Civil, e posterior envio via Chat Online, no site da CASAN (https://online.casan.com.br/servico/verificacao-hidrometro, assinalando a opção Hidrômetro Furtado) ou presencialmente nas Agências. A mudança visa adequar o processo para melhor integração entre a Companhia e aos órgãos de segurança pública.
Nos meses de novembro e dezembro de 2024, foram contabilizados 465 furtos de hidrômetros nos municípios de Biguaçu, Florianópolis e São José. Só até o dia 07 de janeiro de 2025, já foram contabilizados 78 furtos nestes mesmos municípios. Esses números indicam que, em apenas oito dias, ocorreram aproximadamente 17% dos furtos registrados no período anterior, reforçando a preocupante tendência de crescimento desse tipo de ocorrência criminosa.
“Atualmente, estamos em contato com as Polícias Civil e Militar para trocar informações, visando principalmente, combater os receptadores dos equipamentos. Com o novo procedimento, o morador lesado pode colaborar de forma mais efetiva com mais informações para os trabalhos de investigação dos agentes de segurança”, explica o gerente de Atendimento ao Consumidor, Vinícius André Ferreira.
Para agilizar o processo, é imprescindível que o consumidor registre o furto junto à Polícia Civil e apresente o protocolo de ocorrência no momento da solicitação. Posteriormente, será necessário fornecer o Boletim de Ocorrência homologado, etapa que contribui para uma análise detalhada e eficaz das autoridades sobre a abrangência do problema e a identificação dos locais afetados.
A Companhia também reforça junto à população a importância da instalação do chamado abrigo-padrão para mais segurança do hidrômetro. O modelo de abrigo adotado pela Companhia desde 2015 tem compartimento em material plástico (PVC, Polipropileno ou Polietileno) e porta em policarbonato transparente, com sistema para colocação de lacre de proteção resistente, para evitar fraudes e roubos.
Com a mudança, a CASAN reafirma seu compromisso em mitigar os impactos causados por esses eventos, que estão fora de seu controle direto. “Também reforçamos a atuação em estreita parceria com órgãos municipais e estaduais para coibir os furtos e combater a receptação de hidrômetros roubados, garantindo que os casos sejam tratados com a maior brevidade possível”, completou o gerente Vinícius.