A busca pela graduação está crescendo. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024, o número de matrículas aumentou 5,1% de 2021 a 2022, demonstrando uma retomada após a pandemia de Covid-19. O estudo produzido pelo Instituto Semesp revela ainda uma maior concentração de estudantes na rede privada.
O levantamento reforça a relevância do ensino superior no mercado de trabalho. O impacto está na qualidade de vida. Segundo pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE), profissionais com graduação ganham salários significativamente mais altos do que aqueles que possuem apenas o ensino médio. Rodrigo Alves, diretor-geral da UniSul, complementa que é uma necessidade do mercado manter-se atualizado e em constante aprendizado. Para ele, a universidade promove um ambiente de pesquisa, projetos de extensão e de ensino que formam profissionais para os desafios do futuro.
Na avaliação do diretor-geral da UniSul, a permanência dos estudantes nas universidades e o interesse em concluir o ensino superior é resultado de uma melhoria na qualidade de ensino na rede privada, diversidade de cursos qualificados e também de mais incentivos, como bolsas de estudo. “É importante que as oportunidades sejam amplas para que atenda um público mais diverso, incluindo pessoas com diferentes experiências de vida. O ensino superior é uma chance de melhorar a qualidade de vida e a diversidade contribui para inovar no mercado de trabalho”, explica.
FUMDES é oportunidade para estudantes
Em Santa Catarina, o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) é um exemplo de benefício que contribui para a permanência de estudantes nas universidades. O benefício atende pessoas matriculadas em cursos conceituados com nota igual ou superior a 3 no Ministério da Educação (MEC). Na UniSul, a porcentagem da bolsa é de até 100% da mensalidade do curso.
As novas inscrições para o FUMDES vão até 19h do dia 30 de agosto. Os candidatos precisam comprovar hipossuficiência financeira e ter uma renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para a maioria dos cursos, ou oito salários mínimos para medicina. Outros requisitos incluem ser natural de Santa Catarina ou residir no estado há mais de cinco anos e estar cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais. As inscrições devem ser feitas no site sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br. A UniSul apoia candidatos que querem entender este edital e conhecer outras opções de bolsas de estudos. Para saber mais, os interessados podem entrar em contato com Kelvin Medeiros, no número: 48 9652-0579.