A Prefeitura de São José, por meio do Setor de Áreas Verdes da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), está intensificando a fiscalização de áreas públicas para combater o aumento de invasões em espaços verdes. Entre janeiro e agosto de 2024, mais de 200 áreas urbanas e rurais foram monitoradas, incluindo rondas diurnas e noturnas, além de plantões aos sábados.
O setor trabalha em colaboração com a Defesa Civil, Dibea, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) e a Secretaria de Infraestrutura do Município, visando a erradicação de construções irregulares, mitigação de riscos e limpeza de áreas públicas. Recentemente, fiscais realizaram a demolição de construções irregulares na mata do bairro Serraria, em áreas como Avenida das Torres e Morro da Boa Vista.
As ações de fiscalização se concentram em locais vulneráveis a invasões e construções irregulares, como Avenida das Torres, Rua Manaus, Rua dos Operários, Comunidade Boa Vista, Vila das Palmeiras, Jardim Zanelato, Forquilhas, Forquilhinhas, Jardim Araucária, JBS, Morar Bem, Roçado, Sertão do Imaruim, Serraria, Centro Histórico, Barreiros, Ipiranga, Morro do Avaí, Morro do Alemão e Colônia Santana.
Cidadãos podem denunciar infrações ambientais de forma anônima por meio da Ouvidoria Geral pelo telefone 0800 644 9040, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.