17.6 C
Florianópolis
domingo, novembro 24, 2024

São José Supera Média Nacional no Ideb com Resultados Notáveis em Educação

São José alcançou notas superiores à média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas fases iniciais e finais do ensino fundamental. O município manteve a nota de 6,4 nos anos iniciais, alcançada em 2021, mesmo com o impacto da pandemia na alfabetização. Nos anos finais, São José aumentou seu Ideb de 5,3 para 5,5, um crescimento de 0,2 pontos.

Esses resultados destacam a Educação de São José como uma das melhores de Santa Catarina entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Nos anos iniciais, o município ocupa a 4ª posição, atrás apenas de Joinville, Blumenau e Criciúma. Nos anos finais, São José é o 3º colocado, superado apenas por Joinville e Blumenau. Comparado às 26 capitais e ao Distrito Federal, São José se destaca com a 2ª maior nota.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila comemorou os resultados, ressaltando o compromisso contínuo com a educação de qualidade. “O avanço no Ideb reflete nosso empenho em oferecer uma educação de excelência. Contudo, não vamos parar por aqui. Estamos planejando novos investimentos para garantir mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para nossos alunos. A educação é a base do nosso futuro, e vamos continuar elevando nossos padrões”, afirmou.

O Ideb, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil, avaliando tanto o desempenho dos alunos em avaliações padronizadas quanto a taxa de aprovação escolar.

Investimentos e Ações Pedagógicas

Para a secretária de Educação, Cláudia Regina Macário, os resultados positivos são fruto de diversas ações, investimentos e valorização dos profissionais de educação. Entre as iniciativas destacam-se a aprovação do plano de carreira do magistério, reajustes salariais, aumento do percentual de pós-graduação e efetivação de profissionais por concurso público.

São José também investiu na aquisição de materiais como kits escolares e Chromebooks, instalação de internet em todas as unidades de ensino e implementação de Salas Google. Além disso, promoveu o projeto Geração do Futuro, com aulas de Robótica, Empreendedorismo e Educação Financeira, e o programa Enxerga São José, que oferece consultas oftalmológicas e distribuição de óculos para estudantes. A cidade ainda investiu na aquisição e distribuição de uniformes escolares.

A secretária Macário destaca que as ações pedagógicas focaram na recomposição da aprendizagem, com a aplicação de avaliações diagnósticas para identificar lacunas e habilidades não desenvolvidas durante a pandemia. “Os resultados refletem o trabalho dedicado dos profissionais da educação da rede pública municipal, que se empenham em favorecer o aprendizado dos estudantes”, concluiu.

Notícias Relacionadas