Dando continuidade ao Projeto de Educação Ambiental nas áreas beneficiadas pelas obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande, em Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) realizou, nesta quinta-feira (08), mais uma Oficina de Saneamento com estudantes da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo.

O foco principal foi explicar as diferenças entre os sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial. Juntamente com a coleta de resíduos sólidos e o fornecimento de água potável, esses sistemas formam os pilares do saneamento básico.

A oficina utilizou vídeos e uma maquete interativa para demonstrar o funcionamento de cada sistema de forma lúdica. Corantes e reagentes foram usados para simular a contaminação da água por efluentes sanitários e seu tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A atividade envolveu 18 crianças entre 8 e 11 anos de idade.

Os alunos aprenderam que as redes de esgoto e drenagem são compostas por tubulações subterrâneas e independentes. As redes de drenagem pluvial são projetadas para captar a água das chuvas através de bueiros e conduzi-la a córregos, rios ou ao mar, prevenindo enchentes urbanas.

Por outro lado, as redes de esgoto são sistemas fechados que mantêm o efluente doméstico isolado desde sua entrada, através das ligações prediais, até ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto. Na ETE, o efluente passa por processos biológicos, físicos e químicos para ser devolvido ao meio ambiente de forma segura.

Um dos tópicos discutidos foi a ligação incorreta entre as duas redes. Quando o esgoto é indevidamente conectado ao sistema de drenagem, ele é despejado no meio ambiente sem tratamento, causando impactos socioambientais como poluição de rios e mares, perda de biodiversidade, aumento de doenças e danos econômicos em setores como pesca, turismo e maricultura.

Os projetos e atividades pedagógicas promovidos pela equipe dos Programas Socioambientais incluem oficinas de arte, cultura e trabalhos manuais, abordando diversos temas sobre proteção ambiental e saneamento. Essas atividades, parte do Projeto Socioambiental das obras, foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação, e serão realizadas ao longo de toda a implantação do empreendimento.

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