O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que entre 2023 e 2025 ocorram aproximadamente 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, excluindo os de pele. Essa neoplasia pode afetar diversas áreas da região da cabeça e pescoço, incluindo língua, faringe e laringe. A maior prevalência é entre homens acima de 50 anos.
Em resposta a essa preocupante estatística, o Grupo Elora, anteriormente conhecido como CEPEN – Centro de Pesquisa e Ensino em Saúde de Santa Catarina, anuncia a abertura do estudo clínico JADE, um tratamento inovador voltado para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa, que se alinha com a campanha Julho Verde, busca aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para essa doença.
“O estudo JADE é um ensaio clínico de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia do dostarlimab como terapia de manutenção após quimiorradiação em participantes adultos com Carcinoma de Células Escamosas de Cabeça e Pescoço (HNSCC) localmente avançado não ressecado. Os pacientes participantes terão acesso a um tratamento gratuito e inovador, contribuindo para o avanço da ciência médica na área oncológica”, detalha Fabricio Grando, médico oncologista.
Ele também destaca a importância do estudo. “O estudo JADE representa uma oportunidade significativa para aprimorarmos o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Nossa expectativa é que o dostarlimab possa oferecer uma nova esperança para muitos pacientes que enfrentam essa doença desafiadora. Durante o Julho Verde, reforçamos a necessidade de conscientização e diagnóstico precoce, que são cruciais para aumentar as chances de sucesso no tratamento”, diz o médico.
Sintomas
Os sintomas causados pelo câncer de cabeça e pescoço dependem do local acometido e da extensão da doença. Recomenda-se que o paciente fique atento ao surgimento de manchas ou feridas persistentes na boca, rouquidão de longa duração, dores de garganta prolongadas, dor de ouvido crônica, sangramento sem motivo na região das gengivas e crescimento de gânglios linfáticos aumentados – também conhecidos como ínguas. Entre os fatores de risco estão tabagismo, consumo excessivo de álcool, má higiene dentária, exposição ao vírus HPV e dieta pobre em frutas e vegetais.
Julho verde
O Julho Verde é uma campanha criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar a população sobre os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A campanha reforça a necessidade de conscientização e prevenção, que são essenciais para o sucesso do tratamento.
Para participar do estudo JADE, pacientes interessados podem entrar em contato com o CEPEN através dos números: 3380-2045 ou 99105- 7542 ou pelo site https://www.cepen.org.br/