17.9 C
Florianópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

MultiHospital de Florianópolis inaugura primeira ótica pública de Santa Catarina

A cidade de Florianópolis deu um importante passo para melhorar o acesso à saúde visual com a inauguração da primeira ótica pública de Santa Catarina. Localizada no MultiHospital, a ótica começou a funcionar na última segunda-feira (10), já recebendo mais de 50 solicitações de óculos (armação e lentes) na primeira semana. Esse novo serviço representa um avanço significativo, tornando mais acessível para a população a obtenção de óculos necessários para uma boa visão.

Foto/divulgação: Allan Carvalho/PMF

O serviço funciona de forma integrada com o sistema de saúde pública da cidade. Para utilizar a ótica, é necessário que o paciente seja encaminhado pelo Centro de Saúde para uma consulta oftalmológica no MultiHospital. As equipes de Saúde da Família avaliam cada caso e encaminham os cidadãos que precisam de cuidados oftalmológicos. A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde organiza os pedidos conforme a gravidade, facilitando a gestão da lista de espera.

Solange Regina Vacchi, moradora de Florianópolis, levou sua mãe, Leonilda Vacchi, ao MultiHospital nesta terça-feira (18). Elas ficaram surpresas com a eficiência do atendimento. “Minha mãe fez cirurgia no Hospital de Olhos de Florianópolis em 2015 e, desde então, fazemos revisões anuais. Pensamos que a consulta demoraria, mas foi rápida e o atendimento foi excelente”, contou Solange. Leonilda, após receber a prescrição do oftalmologista, escolheu sua nova armação na ótica pública. O processo foi simples e rápido: em cerca de cinco minutos, a solicitação foi enviada e os óculos estarão prontos para retirada em cinco dias úteis.

A instalação da ótica pública no MultiHospital é pioneira no estado e proporciona uma estrutura semelhante à de um hospital particular. O objetivo é democratizar o acesso à saúde visual, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para adquirir óculos no setor privado. Este serviço é uma resposta às necessidades crescentes da população por cuidados oftalmológicos acessíveis e de qualidade.

Durante os primeiros dias de operação, a ótica pública do MultiHospital atendeu 51 solicitações, demonstrando a alta demanda e a importância deste serviço. Os cidadãos que necessitam de óculos agora têm uma opção mais econômica e eficiente, reforçando o compromisso da Prefeitura de Florianópolis em melhorar a qualidade de vida e a saúde dos seus moradores.

Com essa iniciativa, Florianópolis se posiciona na vanguarda da saúde pública no Brasil, oferecendo uma solução concreta para uma necessidade básica da população. O MultiHospital e sua nova ótica pública são exemplos de como os serviços de saúde podem evoluir para atender melhor a comunidade, proporcionando cuidados oftalmológicos acessíveis e de qualidade a todos.

Notícias Relacionadas