A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina inicia nesta segunda-feira, dia 22, a Consulta Pública sobre o Documento Norteador da Política de Alfabetização do Território Catarinense e a Minuta do Projeto de Lei que implementará essa ação. Todos os professores e demais membros da sociedade civil podem participar até o dia 12 de agosto. Os dois documentos e os respectivos formulários de participação estão disponíveis aqui.
Objetivo da Consulta Pública
“Queremos manter e melhorar ainda mais o índice de alfabetização em nossas escolas. Por isso, estamos elaborando, em regime colaborativo com os municípios e outras instituições, políticas públicas que visam fazer da educação catarinense a melhor do Brasil, um dos grandes objetivos do nosso governador, Jorginho Mello”, afirmou Aristides Cimadon, secretário de Estado da Educação.
Desenvolvimento da Política de Alfabetização
A construção da Política de Alfabetização teve início no ano passado com dois seminários presenciais realizados em Fraiburgo e Lages. Esses eventos contaram com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), universidades, professores alfabetizadores e outras entidades.
Colaboração e Compromisso
Todas as ações estão sendo realizadas em regime de colaboração entre a SED e a Undime, em conformidade com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.