A Maternidade Carmela Dutra (MCD), localizada em Florianópolis, está celebrando 69 anos de dedicação à saúde da mulher e do recém-nascido. Neste dia 3 de julho, a instituição, que é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemora seu aniversário destacando importantes conquistas que melhoraram ainda mais os seus serviços. Reformas e aquisição de novos equipamentos prometem oferecer um ambiente mais seguro e acolhedor tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde.
No evento de celebração, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou a importância da maternidade, que é reconhecida como um símbolo da saúde da mulher e do recém-nascido em Santa Catarina. Ele destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para aprimorar o ambiente de atendimento às mães, bebês e profissionais, reafirmando o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos na Carmela Dutra.
A maternidade recebeu uma série de novos equipamentos, como 58 bombas de infusão para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duas autoclaves, cinco camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma unidade de fototerapia a LED e um mamógrafo digital de alta resolução. O mamógrafo se destaca por proporcionar diagnósticos mais precisos, reduzindo o tempo de exame e a exposição à radiação.
Além da aquisição de equipamentos, a maternidade passou por reformas significativas, como a modernização da UTI Neonatal, ampliação do Centro Obstétrico e Banco de Leite, nova pintura interna, construção de um novo abrigo para resíduos e sala de espera. Todas essas melhorias visam beneficiar tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.
O diretor da maternidade, Gilberto Seemann, enfatizou que a Carmela Dutra não se limita apenas aos partos, sendo uma referência estadual em diversas áreas como obstetrícia, ginecologia, mastologia, cirurgias ginecológicas e oncológicas, além do atendimento a gestações de alto risco. Ele ressaltou a importância das recentes melhorias e aquisições de equipamentos, como o mamógrafo digital, que proporciona diagnósticos mais precisos.
Inaugurada em 3 de julho de 1955, a Maternidade Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina, iniciando as internações obstétricas no ano seguinte com 79 leitos. Originalmente administrada pelas irmãs da Divina Providência, hoje é uma das 13 unidades sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde. Carinhosamente conhecida como “a Carmela”, a maternidade se tornou um símbolo para muitos nascidos na Ilha de Santa Catarina.
Para celebrar os 69 anos, estão planejadas atividades especiais para os funcionários, incluindo um almoço festivo e uma missa, marcando a data com celebrações que reforçam o espírito de união e o compromisso com a saúde e bem-estar de mães e bebês.